PILARES DA EDUCAÇÃO
OS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO DA UNESCO
Os pilares da educação da UNESCO foram elaborados em 1999 por Jacques Delors, professor político e econômico francês. Estão inseridos no relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, e definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças e adolescentes se desenvolvam cognitivamente e socialmente.
Seguindo os 4 pilares, os alunos recebem uma formação completa. Assim, além de se prepararem para o mercado de trabalho, desenvolvem-se para viver em sociedade e se tornarem cidadãos mais humanos, empáticos e preparados para lidar com adversidades.
O CASTRO ALVES se baseia nos pilares da educação da UNESCO e busca propiciar que os alunos desenvolvam habilidades para o futuro.
1 – Aprender a conhecer (Aprender a aprender)
Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, os educandos devem ter interesse real pela informação e prazer em aprender e se aprimorar constantemente.
É importante incentivar a pesquisa individual para desenvolver o senso crítico e despertar a curiosidade intelectual. Com isso, promove-se a autonomia, tornando a pessoa capaz de ter discernimento e assumir suas próprias conclusões.
Para que o processo de descoberta seja eficiente, é preciso exercitar, ainda, a atenção, a memória e o pensamento.
2 – Aprender a fazer
Além de obter conhecimento teórico, os educandos precisam colocá-lo em prática. Mobilizando suas habilidades cognitivas, elas devem estar aptas a:
- Fazer escolhas;
- Pensar criticamente;
- Solucionar problemas;
- Atuar da maneira mais adequada em situações incertas;
- Não confiar em modelos pré-existentes.
Dos pilares da educação da UNESCO, este é o que visa a formação do profissional. Isso porque, em meio aos avanços tecnológicos, a pessoa passa a ser mais exigida intelectual e mentalmente. Portanto, ela deve lidar e tomar decisões em qualquer situação a qual ela for inserida.
3 – Aprender a conviver
Saber conviver em sociedade e se colocar no lugar do outro são fatores-chave nos dias atuais. Esse pilar, portanto, gira em torno do aprendizado da não-violência, em que a hostilidade dá lugar ao espírito colaborativo.
Descobrir que o outro é diferente e, ao mesmo tempo, encarar essa diversidade como algo normal, é o que torna a convivência mais leve e permite criar laços afetivos. Junto a isso, há o fortalecimento da empatia, da tolerância e do respeito.
Para esse aprendizado, é importante incentivar os alunos a realizarem projetos de cooperação. Pois, desta forma, eles aprendem desde cedo a lidar com conflitos e buscar maneiras de resolvê-los de forma pacífica.
4 – Aprender a ser
O último dos pilares da educação da UNESCO está relacionado ao desenvolvimento do ser como um todo. No caso, todos precisam estar aptos a pensar de forma crítica e autônoma e ser capaz de formar seu próprio juízo de valor.
Os fatores-chave deste aprendizado são:
- Inteligência;
- Criatividade;
- Sensibilidade;
- Responsabilidade;
- Pensamento crítico;
- Ética.
O pilar incentiva, ainda, a diversidade de personalidades e talentos – evitando que haja algum padrão de comportamento a ser seguido. Para isso, é essencial que os jovens vivenciem ocasiões que permitam descobertas e experimentações culturais, sociais, artísticas, desportivas, científicas e estéticas.
Desta forma, é possível descobrir o potencial de cada um e contribuir para o seu desenvolvimento.